Posicionamento: Por que fazer?

21/11/2022

O processo de posicionamento de marca é contínuo, demanda muito esforço, mas pode ser feito por qualquer empreendedor.

Posicionamento de marca gera muitas dúvidas em qualquer um que comece a buscar implementar ele em sua comunicação.

Qual mensagem ou sentimento transmitir? Como isso pode ajudar a elevar a sua competitividade diante de um mercado super concorrido como as redes sociais?

O que é posicionamento?

Posicionamento é um processo em que um empreendedor ou uma empresa busca colocar sua marca com toda sua autenticidade no mercado, buscando visibilidade e ser a número 1 na cabeça do seu público.

De acordo com Al Ries e Jack Trout, autores do clássico livro “Posicionamento: a batalha por sua mente”, o ponto principal sobre o posicionamento é que ele ocorre na cabeça do consumidor.

Isso quer dizer, você é o primeiro a ser lembrando por ele, não importando seu tamanho o que importa aqui é sua capacidade em se tornar referência para o seu público.

Se pensarmos em uma marca de refrigerante, posicioná-la não  se trata de  desenvolver uma nova fórmula ou procurar um novo fornecedor de insumos, mas sim de fazer com que essa bebida  ocupe determinado lugar na cabeça do cliente em potencial.

Para isso, é preciso planejamento e estratégia para que toda a comunicação com seu público seja intencional desde a forma como você se veste, fala, sua identidade visual e seus valores.

front-view-smiley-woman-with-clothes

Posicionamento: Qual é seu diferencial?

Ao se posicionar no mercado, a sua tarefa é criar uma identidade única. Isso é, buscar a sua autenticidade, aquilo que de fato você é incontestavelmente bom, seja alguma habilidade técnica ou pessoal. Algumas pessoas são extremamente boas no que fazem mas são mais introspectivas, explore suas qualidades como diferencial. 

Lembre-se ser autentico é diferente de ser inovador, você não precisa criar algo novo, explore as suas melhores qualidades para ser autentico. Afinal é praticamente impossível  criar algo que ainda não exista na mente do consumidor.

A sua autenticidade lhe proporcionará algo que poucos dentro dos grandes mercados conseguem que é a segmentação, que nada mais é do que a capacidade de trabalhar com um nicho específico, podendo se concentrar em se posicionar em um lugar bem exclusivo na mente do seu consumidor.

Como assim? Por exemplo você trabalhar apenas com calçados já é um nicho correto? Mas se você optar por trabalhar com apenas tênis? É mais um nicho certo? E se você trabalhar com apenas tênis para a prática esportiva? Especificamente tênis de corrida, mas não qualquer corrida, tênis para corredores de alta performance, ou especificar ainda mais tênis para corredores de alta performance em corridas longas como maratonas e ultramaratonas?

Conseguiu entender? O fato de optar por nicho específico amplia o seu diferencial, aumentando ainda mais sua habilidade de ser autentico e ter um posicionamento de destaque na mente do seu comprador.

Já quando se trata de serviços, há uma série de detalhes na própria experiência do consumidor que podem ser seus diferenciais e você nem sabe. 

Reforce o seu posicionamento com especialistas da Nine Comunicação e Design.

Temos a melhor consultoria que analisa seus principais pontos e orienta para melhor utilizar seus diferenciais e ter um posicionamento que converte em vendas, usando como apoio as redes sociais. Clique aqui e Solicite seu orçamento

Identidade de marca seja ela pessoal ou da sua empresa, ela é o coração do posicionamento 

No exemplo que dei com tênis acima, tenho certeza que você pensou em algumas marcas específicas como como Nike, Adidas ou Asics. E exatamente isso que buscamos alcançar quando fazemos o seu posicionamento.

Mas além do diferencial o que faz um comprador optar pelo serviço ou produto estão além das competências que eles proporcionam, alem da qualidade e da resolução de um problemas o consumidor ele quer a sua essência, à sua verdade, por que você criou esse produto, essa empresa, esse negócio.

No marketing chamamos isso de identidade de marca que seria um conjunto de elementos que te descrevem, que contam a sua história, por que isso gera vínculo e o seu consumidor se sente como parte integrante de uma comunidade que quer mais do que lucro, quer mudar a vida de quem consome seus produtos.

Por isso busque expressar em sua comunicação os seus valores, crenças, características, personalidade, gostos e desgostos, características. Em resumo seja você não crie um personagem seja você por completo em sua comunicação. Busque carimbar sua comunicação com o seu DNA, aquilo que ninguém tira de você, e ao longo de sua vida vai se expressando de formas diferentes.

A forma como você irá se expressar será resultado direto da forma como você se posiciona a comunicação existe para dar potência à ação, e deve estar alinhada com a sua essência.

É um processo constante que ;e construído dia após dia com dedicação, continuidade, persistência e coerência.

E a forma como esse posicionamento é inserido em sua comunicação, ela sua personalidade para todos que te seguem trazendo resultados nas vendas e no engajamento da marca.

Posicionamento é para qualquer tipo de empreendedor?

Claro, todos precisam ter clareza de si e da sua empresa e a forma como isso será apresentado dentro dos canais de comunicação com seus principais consumidores. Mas lembre-se o posicionamento não tem um prazo de validade, ele é continuo ele te guiará para para criar relações com seu público.

Para fazer um trabalho competente de posicionamento, precisamos acompanhar as movimentações e evoluções de mercado e entender que estar atento a tudo isso é necessário para garantir a perpetuação do seu negócio. O seu principal investimento é em tempo e estudo. 

Como construir um posicionamento?

Seja qual for o tamanho do seu negócio, o caminho para o posicionamento de marca envolve estudo e investigação.

Aqui na Nine dentro da consultoria que abrange o posicionamento, começamos o trabalho entrevistando o empreendedor, sua história, a história do seu negócio, seus propósitos, seus valores, qual o motivo de ter criado seu negócio.

Além de conhecer a pessoa por trás da marca, é preciso se dedicar a entender o seu público, como sempre falamos aqui, conhecer o seu público melhor do que ele mesmo, quais suas necessidades, medos, desafios.

A partir desses estudos, mapeamos a jornada de experiência, desde os principais pontos de contato até o pós venda e avaliamos quais pontos são fundamentais para a decisão de compra do produto ou serviço. Como se chega até ele? Como o interesse do público é despertado? Quem ou o que influencia essa compra?

É uma etapa incrível da comunicação de um negócio. Fazemos todo acompanhamento com o cliente orientando ele em todos esse processo de posicionamento.

A conclusão final que proponho neste post é que não vale a pena abreviar o trabalho de posicionamento de uma marca sem atravessar um processo sólido de diagnóstico e descoberta.  Assim, a marca deve lutar para ocupar, na mente do consumidor, o lugar que merece e repleto de autenticidade.

Comente